fbpx

Bolsonaro decreta fim dos “sovietes” criados por Dilma

O Presidente da República Jair Bolsonaro assinou um decreto no qual determina a extinção de todos os colegiados que não tenham tido sua criação embasada numa lei específica. Isso significa que diversos conselhos e comissões de participação e controle social poderão ser extintos. Um tiro certeiro do presidente em uma das “engrenagens” do Comunismo.

Para a Casa Civil “a medida visa desburocratizar os níveis de decisão, garantindo que as políticas públicas tratadas por aquele colegiado continuem sendo decididas pelo órgão sem necessidade de decisão colegiada, que deixa o processo moroso”.

A medida derruba o decreto de Dilma Rousseff nº 8243, que instituiu a Política Nacional de Participação Social com o objetivo de “consolidar a participação social como método de governo”. A história nos mostra que a experiência mais significativa desse tipo de medida ocorreu na União Soviética URSS, com os conselhos operários que ajudaram a fomentar as condições para o ‘sucesso’ da revolução em 1917.

Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́ты) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria. Este termo é comumente usado para descrever trabalhadores governando a si mesmos, sem patrões, em regime de autogestão.

Os Sovietes é uma estratégia conhecida de mobilização comunista. John “Jack” Silas Reed (Portland, 22 de outubro de 1887 — Moscou, 19 de outubro de 1920) foi um jornalista e ativista comunista norte-americano, famoso pelo seu livro “Dez dias que abalaram o Mundo”, em que relata os acontecimentos que constituíram a Revolução de Outubro em que os bolcheviques tomaram o poder na Rússia. Escreveu este livro tratando da aplicabilidade dos “Sovietes” e como funcionavam, como uma ferramenta fundamental na proliferação do comunismo.

Para combater o inimigo comunista, temos que estuda-lo. Por este motivo, estou deixando este arquivo abaixo para a leitura de um resumo, de visão comunista, do livro em Português editado pela “Convergência Socialista” no Brasil na década de 80. Deploravelmente este livro é apresentado como algo positivo em universidades.

Deste modo poderemos entender a importância do Decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, desarticulando uma das ferramentas comunistas mais importantes implantadas no Brasil pelo governo da “anta”.

Como_Funcionam_Os_Sovietes-John_Reed

Se você não conseguiu visualizar o PDF acima
CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD


Leia Também: